Embora não sejam a mesma coisa, muitas pessoas não sabem discernir entre um líder e um chefe. Aliás, isto é deveras interessante, pois ambos são muito diferentes. Na verdade, a grande maioria dos chefes não sabem liderar. O chefe é uma pessoa que comanda um grupo, um departamento ou uma organização. É investido de poder para a tomada de decisões e é procurado para a solução de problemas. O líder também está à frente de um grupo, departamento ou organização. Porém, suas ações influenciam o comportamento das outras pessoas para que os resultados sejam alcançados da melhor maneira possível.
Muitos confundem as duas palavras, pois ambas são posições de poder. No entanto, um chefe e um líder têm grandes diferenças. Estas distinções estão geralmente ligadas ao modo como o indivíduo exerce o seu poder dentro do grupo.
Ser um líder, mais do que um cargo, é uma vocação.
Qualquer indivíduo pode ser um chefe, mas nem todos poderão ser líderes.
Um chefe – como a palavra diz – é aquele que chefia ou supervisiona um determinado departamento, ou setor, que está sob os seus cuidados. Os chefes normalmente, estão poucos degraus acima na hierarquia de comando em relação aos demais funcionários. Funcionam como capatazes, mecânicos, vigilantes, repressivos e obsoletos, e não raro são impacientes, equivocados e presunçosos.
Algumas destas questões chegam a ter uma origem patológica, muitas vezes consequência de complexos diversos, distúrbios de personalidade, estados de espírito, que extravasam quando estas personalidades se encontram em posição de pequeno poder.
Um chefe exerce o poder de forma autoritária, utilizando o seu cargo acima dos outros para ditar regras e dar ordens.
Por ser assim, o chefe tem tendência a ignorar os funcionários, que muitas vezes se sentem desmotivados em expressar as suas dúvidas e trazer ideias para debate.
Este monopólio de poder desperta temor entre os colaboradores, que são vistos como subordinados. Neste sentido, o grupo de trabalho cumpre suas tarefas sem um verdadeiro respeito pelo chefe, pois a base da relação é o medo.
O chefe também não se preocupa em proporcionar um ambiente agradável para os integrantes do grupo pelo qual é responsável. Isto porque está mais focado nos processos do trabalho do que nas pessoas envolvidas.
Em vez disso, está sempre em busca de lucros e resultados. Isto sem procurar estar ciente sobre quem entre os membros da organização são melhores em determinadas tarefas e aproveitando-os de maneira inteligente.
Um chefe não vê a necessidade de incentivar os funcionários, pois acredita que um bom trabalho é uma obrigação.
Um líder, por outro lado, é alguém que vê a longo prazo. Sabe que a liderança é uma virtuosa qualidade, que deve ser exercida com temperança, benevolência e astúcia. Um líder é um indivíduo que dá o melhor de si, e através do exemplo consegue o melhor dos outros. Um líder é um indivíduo consciente de suas qualidades. Está seguro. Jamais age de forma impetuosa, prepotente ou arrogante. Ele trata seus subordinados com cordialidade, mostra empatia pelas suas dificuldades e limitações. A verdadeira liderança sabe que não deve exigir o impossível aos seus subalternos. Ao contrário do chefe, um líder sabe que a sua equipa é um conjunto de indivíduos e procura conhecer cada um dos seus comandados, bem como os seus pontos fortes, sempre respeitando suas fraquezas e limitações, sabendo que está lidando com seres humanos e não com máquinas. Um chefe deixa seus funcionários exauridos e esgotados. O líder, por outro lado, deixa seus subordinados motivados e interessados. Como? O líder demonstra em suas ações e no diálogo um modo eficiente em lidar com o grupo pelo qual é responsável. Os integrantes são vistos como uma equipe e são motivados frequentemente pelo líder para que façam um bom trabalho, pois seguem o seu exemplo. Um líder tem a capacidade de despertar respeito por parte dos membros da sua equipe, inspirando e estando presente nos processos do trabalho. É também um profissional que sabe ouvir e admite os seus erros quando os comete. O profissional em posição de liderança também está sempre atento aos colaboradores e seus pontos fortes. Assim, cria estratégias para utilizar os talentos que tiver no grupo de maneira eficaz. Ou seja,
Um líder desperta o que há de melhor nas pessoas. Um chefe, por outro lado, desperta o que há de pior. E você? O que é? Chefe ou Líder?
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