top of page
UMA COMUNIDADE, UM FUTURO!

Dar Vida às Ideias: O Empreendedorismo que Transforma Azambuja em 2024 e mais Além




Se há algo certo no conceito do empreendedor é ter uma relação direta com a palavra ação. Não existe empreendedorismo sem criar, fazer, montar, dar curso a alguma coisa. Seja de que natureza for o projeto, o empreendedor não fica no campo das ideias e coloca em prática, age. E quer mudar o mundo de alguma forma, onde a ideia de uma ação e decisão que acarreta algum risco lhe estava inerente.


Esse espírito tem-se mantido até aos dias de hoje.


É por ser da sua natureza a ideia de risco que, pensar em empreendedorismo é ponderar a execução de uma ideia da forma que maximize a sua possibilidade de sucesso.


O ano de 2023, foi riquíssimo para o Município. Esta riqueza só se tornou possível devido às várias “sementes” lançadas anos antes. Nomeadamente, o protocolo da Câmara com o Politécnico de Santarém depois de anos a demonstrar o nosso esforço e dedicação para a criação de um ecossistema de inovação e assim merecermos uma instituição académica de excelência no território. Através do mesmo, conseguimos a criação de vários cursos estrategicamente escolhidos para o nosso território, sendo eles gratuitos e certificados.


A entrada de 18 empresas para o HubsLisbon Azambuja, uma incubadora municipal que está aberta a todos e todas que pretendam acrescentar riqueza e valor às pessoas. Esta entrada de empresas demorou 4 anos após o nascimento da incubadora. Este tempo deveu-se a fatores inerentes ao processo.


No entanto vivemos a era de quem grita mais alto, acaba por estabelecer ideias pré-concebidas, longe da realidade.


Como dirá Francisco Pinto Balsemão, "os medíocres falam de pessoas, os sofríveis comentam factos e os bons debatem ideias".


O importante é o que foi criado.


É um enorme orgulho para Azambuja afirmar-se de forma destacada sobre o tema Empreendedorismo perante os 308 municípios.


Foram realizados dezenas de encontros com a comunidade empresarial, o estabelecimento de um centro de formação, a entrada de empresas de elevado valor para o concelho de setores diversos.


Em 2024, teremos o AZBSUMMIT, para partilha de ideias sobre vários temas atuais, encontros com a população escolar para inspirar e trabalhar para a consolidação de um polo do Instituto Politécnico de Santarém no território, criar mais oportunidades para que pequenas empresas possam florescer e a continuação de encontros informais com a comunidade empresarial.


A todos o nosso muito obrigado.

Até já!

Uma Comunidade, Um Futuro


A equipa HubsLisbon Azambuja

17 views0 comments

Kommentarer


bottom of page