Bom dia
Aconteceu na passada 3ª feira, dia 19 de Abril, o terceiro pequeno-almoço empresarial.
Desta vez o destaque foi para a descarbonização e energias verdes como o hidrogénio.
Estes momentos permitem a facilitação de comunicação entre o município e as empresas do território, assim como, a partilha de ideias entre a comunidade empresarial e os diversos agentes.
A iniciativa leva à criação de uma comunidade de prática empresarial onde o epicentro é o território de Azambuja.
Ganham as empresas e sobretudo ganha o concelho.
Este evento teve a presença de 16 empresas dos setores da logística e do retalho.
Nesta sessão foi convidada uma empresa tecnológica especializada em hidrogénio.
Esta pretende estar em Azambuja e construir um laboratório, aberto a todas as empresas que pretendam utilizar o hidrogénio como combustível para os seus camiões.
Será um feito pioneiro no panorama português.
Esta apresentação foi seguida de um conjunto de questões por parte das empresas.
A segunda apresentação, foi dinamizada pelo Município dando destaque ao investimento realizado com vista à elaboração do Roteiro para a Neutralidade Carbónica de Azambuja para 2050.
O Concelho de Azambuja tem uma das zonas mais relevantes a nível nacional para a área da Logística, nomeadamente na plataforma Vila Nova da Rainha-Azambuja onde passam cerca de 10.000 camiões.
Neste sentido, entendeu-se que tinha um papel a desempenhar nesta transformação e teve como objetivo ser um dos primeiros municípios a ter um Roteiro para a Neutralidade Carbónica que identificasse ações e projetos concretos a desenvolver ao nível da energia, transportes, resíduos e agricultura, floresta e outros usos do solo para tornar o município mais sustentável e competitivo.
As empresas também desenvolvem os seus planos de sustentabilidade e desta forma, fazem sérios investimentos para ir ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as ODS.
O ambiente vivido durante as duas horas foi de muito boa disposição, com partilha de ideias sobre a descarbonização, mas também o caminho que cada empresa está a fazer face ao momento em que vivem.
O Município recebeu os parabéns pela iniciativa por parte das empresas, e mostraram-se interessadas na continuação de iniciativas que visem a descarbonização, a digitalização e sobretudo a descentralização.
A equipa HubsLisbon Azambuja
Comentarios