top of page
UMA COMUNIDADE, UM FUTURO!

Descarbonização e Energias Verdes -Pequenos Almoços Empresariais #3


Bom dia


Aconteceu na passada 3ª feira, dia 19 de Abril, o terceiro pequeno-almoço empresarial.


Desta vez o destaque foi para a descarbonização e energias verdes como o hidrogénio.


Estes momentos permitem a facilitação de comunicação entre o município e as empresas do território, assim como, a partilha de ideias entre a comunidade empresarial e os diversos agentes.


A iniciativa leva à criação de uma comunidade de prática empresarial onde o epicentro é o território de Azambuja.


Ganham as empresas e sobretudo ganha o concelho.


Este evento teve a presença de 16 empresas dos setores da logística e do retalho.


Nesta sessão foi convidada uma empresa tecnológica especializada em hidrogénio.


Esta pretende estar em Azambuja e construir um laboratório, aberto a todas as empresas que pretendam utilizar o hidrogénio como combustível para os seus camiões.


Será um feito pioneiro no panorama português.


Esta apresentação foi seguida de um conjunto de questões por parte das empresas.


A segunda apresentação, foi dinamizada pelo Município dando destaque ao investimento realizado com vista à elaboração do Roteiro para a Neutralidade Carbónica de Azambuja para 2050.


O Concelho de Azambuja tem uma das zonas mais relevantes a nível nacional para a área da Logística, nomeadamente na plataforma Vila Nova da Rainha-Azambuja onde passam cerca de 10.000 camiões.


Neste sentido, entendeu-se que tinha um papel a desempenhar nesta transformação e teve como objetivo ser um dos primeiros municípios a ter um Roteiro para a Neutralidade Carbónica que identificasse ações e projetos concretos a desenvolver ao nível da energia, transportes, resíduos e agricultura, floresta e outros usos do solo para tornar o município mais sustentável e competitivo.


As empresas também desenvolvem os seus planos de sustentabilidade e desta forma, fazem sérios investimentos para ir ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as ODS.


O ambiente vivido durante as duas horas foi de muito boa disposição, com partilha de ideias sobre a descarbonização, mas também o caminho que cada empresa está a fazer face ao momento em que vivem.


O Município recebeu os parabéns pela iniciativa por parte das empresas, e mostraram-se interessadas na continuação de iniciativas que visem a descarbonização, a digitalização e sobretudo a descentralização.


A equipa HubsLisbon Azambuja





24 views0 comments
bottom of page