top of page
UMA COMUNIDADE, UM FUTURO!

Entrevista com João Moutão - Instituto Politécnico de Santarém

Quem é João Moutão?


O João Moutão é o atual Presidente do IPSantarém.


O Caminho feito pelo politécnico para ter diferentes polos de conhecimento em vários municípios tem sido uma aposta ganha?


Queremos ser uma instituição de referência no desenvolvimento do território onde estamos inseridos e, nesse sentido, esta tem sido uma aposta ganha, porque defendemos um ensino superior de proximidade que promova o desenvolvimento dos ecossistemas locais conjuntamente com o tecido empresarial e demais instituições parceiras.



A qualidade científica e pedagógica do Politécnico é visível e consistente. Quer dar duas ou três ideias aos jovens que estão a fazer as suas escolhas académicas porque devem escolher o Politécnico para prosseguirem os seus estudos?


A aposta num futuro no IPSantarém faz-se pela qualidade técnica e científica dos nossos cursos e pelo nível de inovação pedagógica que promovemos junto dos nossos docentes.


O acompanhamento ao percurso dos estudantes é levado muito a sério e aqui ninguém fica para trás, todos os estudantes têm nome.


Em breves palavras em que consiste o protocolo que foi assinado entre o IPS e a CM de Azambuja?


O protocolo assinado prevê a cooperação em iniciativas de interesse comum, designadamente ao nível da proporção de cursos de técnico superiores profissionais e de formação curta em áreas como a inovação, as tecnologias e a logística, entre outras.



Consegue dizer-nos se teremos em breve um polo em Azambuja?


É esse o nosso objetivo. Estamos a trabalhar em conjunto com a autarquia para tornar isso uma realidade.



Quais são os maiores desafios que os jovens enfrentam para entrarem no mercado de trabalho?


A integração no mercado de trabalho exige alguma adaptação e resiliência. É importante ser persistente e não desistir nunca.


Para quem duvida que deve apostar fortemente na sua formação, o que lhe apraz dizer?


A formação é o que mais diferencia no mercado de trabalho atual. Os estudos demonstram que quem tem mais formação tem acesso a melhores empregos e condições de trabalho.


Por isso a aposta na formação é sempre uma aposta ganha.


8 views0 comments

Komentarze


bottom of page