Bom dia. Hoje queremos lhe apresentar o BE MORE – Educação pela Arte. Aprovado pela Agência Nacional de Erasmus+ - Juventude em Ação, o projeto nasceu de uma parceria internacional que teve como coordenador o Município de Azambuja e que envolveu os municípios de Villa de Moya, de Espanha (Ilhas Canárias) e de Castel Bolognese, em Itália. Tratou-se de uma iniciativa financiada pela União Europeia através do programa Erasmus+ Juventude em Ação que teve como objetivo geral criar, testar e disseminar um modelo de educação não formal de desenvolvimento de competências profissionais, pessoais, sociais e emocionais, através da Educação pela Arte. As principais prioridades que alicerçaram o projeto passaram pela promoção de um melhor conhecimento, do reconhecimento e da validação da aprendizagem não formal, bem como do trabalho direto (técnicos de juventude) com os jovens aos níveis local, regional, nacional e, em última análise, europeu. Pretendeu-se, com este modelo que os jovens encontrassem caminhos não formais que complementassem o seu processo educativo e que descobrissem ou aprofundassem as suas competências e capacidades numa ótica pessoal e enquanto cidadãos. Este modelo de Educação pela Arte foi construído, em complementaridade, com os contributos dos três municípios parceiros, em que Azambuja, além de coordenar todo o projeto, trabalhou as áreas da música e da dança, Villa de Moya (Espanha) explorou o teatro e o cinema, e Castel Bolognese (Itália) desenvolveu as artes plásticas e a fotografia. Os destinatários diretos deste projeto foram os técnicos de juventude (dos 3 países parceiros), capacitando-os com as competências e metodologias necessárias para a instrumentalização e disseminação desta matriz e modelo de educação pela arte, e também os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, em número necessariamente limitado nesta fase de conceção, estruturação e teste do modelo proposto.
Após esta aprovação, este modelo de Educação pela Arte encontra-se apto e validado para ser executado e implementado mundialmente. Através do referido modelo de Educação pela Arte, e implementação do projeto BE MORE teve-se, como objetivos concretos:
- Promover as taxas de sucesso educativo e combater o insucesso e o abandono escolar;
- Diminuir o desemprego jovem;
- Desenvolver competências nos jovens que os tornem mais capazes, mais motivados, mais produtivos e mais ativos;
- Permitir e estimular o contacto com outras realidades, instrumentos, ferramentas e dinâmicas com vista diversificar as metodologias de intervenção junto dos jovens;
- Preparar melhor os técnicos para transmitirem aos jovens os valores comuns fundamentais da nossa sociedade, prevenindo também a sua radicalização e a violência.
Todos os interessados deverão visitar e contatar via https://www.facebook.com/bemore.erasmus
Fica ainda o link do video promocional
Comments