UMA COMUNIDADE, UM FUTURO!

Observatório dos ODS nas empresas portuguesas - Divulgado o 1ª relatório

São já conhecidos os primeiros resultados do Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas empresas portuguesas, um projeto criado pela Católica-Lisbon com o objetivo de perceber de que forma é que as nossas empresas estão a fazer a transição para uma gestão sustentável dos seus negócios e a incorporar os princípios preconizados pela Agenda 2030 das Nações Unidas em matéria de fatores ESG (Ambiente, Social e Governance) nas suas estratégias de governação.


As conclusões do estudo revelam que as empresas nacionais estão alinhadas com os princípios gerais da sustentabilidade, colocando Portugal acima da média da OCDE na aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo particularmente positivo o desempenho ao nível do ODS 7 - Energias Renováveis e Acessíveis, com melhorias também do ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestruras.


Ainda assim, os resultados demonstram que há ainda muito caminho a percorrer, designadamente na implementação dos ODS 2 - Erradicar a Fome, ODS 12 - Produção e Consumo Sustentáveis e ODS 14 - Protegar a Vida Marinha.


A falta de conhecimento sobre os ODS e as formas da sua operacionalização e reporte foram as principais dificuldades identificadas pelas empresas, a que se junta também a falta de recursos para a sua aplicação, fatores que estão a travar uma resposta ágil das empresas no processo de convergência que é urgente assegurar, face ao quadro regulamentar do setor.


Mais informação aqui.

⬆️ Resumo das conclusões do Relatório dos ODS nas Empresas Portuguesas 2022. ⬆️


O projeto, que envolveu um grupo representativo de grandes e pequenas e médias empresas nacionais, pretende ajudar a colmatar algumas das necessidades detetadas e acelerar o contributo do setor privado em matéria de sustentabilidade, através de um conjunto de atividades que envolvem divulgação e sensibilização para o tema, bem como a partilha de boas práticas de empresas mais avançadas no processo, que possam inspirar quem está agora a começar o seu caminho nesta área.


O IAPMEI é um dos parceiros da iniciativa, que conta ainda com o apoio do BPI, Fundação La Caixa, e Fundação Francisco Manuel dos Santos.



Consulte o relatório na íntegra aqui.




in https://www.iapmei.pt/NOTICIAS/Divulgado-relatorio-anual-do-Observatorio-dos-ODS.aspx?fbclid=IwAR3HIU7OIlN70d_JaCE_jjFgG0qDbnna1hQsuhh1J6H2XMVNrrLwgPaNT10

3 views0 comments