top of page
UMA COMUNIDADE, UM FUTURO!

Vamos falar de Transformação Digital?

A transformação digital é o processo de integrar tecnologia digital em todos os aspetos da organização. Este novo paradigma exige mudanças a nível tecnológico, cultural, operacional e na entrega de valor. Para melhor aproveitar as tecnologias emergentes e sua rápida expansão nas atividades humanas, uma empresa precisa de se reinventar, transformando e adaptando os seus processos. Todo o foco da organização se altera. São criados novos modelos de criação, de construção e de ação. As empresas estão em constante evolução, em permanente adaptação. As organizações trocam as suas interações tradicionais por experiências digitais. Tal acontece por necessidade. A transformação está direitamente ligada à sobrevivência. O mercado não perdoa. Ele espera que as empresas criem experiências digitais eficientes. Uma empresa incapaz de se adaptar ao novo modelo digital terá dificuldades maiores. É tempo de abandonar a tecnologia datada e obsoleta. A realidade é que uma empresa ao aceitar a mudança, adaptando-se a um modelo mais ágil, reunirá as condições para ter ainda mais sucesso. Isto porque a transformação digital, na sua essência, servirá também para diagnosticar todos os aspetos de uma organização, identificar problemas, descobrir e implementar soluções.

  • Melhore os processos: As novas tecnologias permitem às empresas automatizem as ações mais simples e eliminarem os intermediários dos processos mais complexos. Esta agilidade permite que se use o capital humano mais eficazmente.

  • Encontre novos fluxos de receita: Novos mercados estão à distância da sua visão. Existem novos caminhos a percorrer. Lucrativos cenários, outrora fora de alcance e agora com via aberta por meio das tecnologias emergentes.

  • Crie experiências mais personalizadas e atrativas para os clientes: O cliente de hoje espera que as empresa o ouça e atenda às suas necessidades específicas.

Mesmo que incorporar novas tecnologias seja mais arriscado do que usar sistemas estabelecidos, é impossível ignorar que as recompensas podem ser muito maiores. Apesar de o processo de transformação digital ser diferente em cada empresa, existem algumas etapas a considerar.

  • Crie um plano que funcione para o seu negócio: Ao iniciar o processo de transformação digital, é vital saber qual o caminho. É fundamental qualificar e quantificar a evolução digital. As empresas precisam equacionar, não apenas no quanto vão investir, mas também em todos os recursos que já dispõem e, quais poderão participar no processo de modernização. Tal pode levar a mudanças nas prioridades dos projetos, nas ideias dentro da organização, nos negócios em curso, identificando lacunas que possam atrapalhar os esforços de transformação digital.

  • Incentive os seus funcionários a dominarem tecnologias emergentes: Invista na formação. Invista no talento. Com a transformação digital, os funcionários precisam de estar abertos à mudança. Precisam também de estímulos diferenciados. Os processos tradicionais criam desgaste e apesar de sabermos que este tipo de mudança encontra sempre alguma resistência e que requere um tempo de adaptação, qualquer trabalhador gosta de desempenhar a sua tarefa da forma mais eficiente. Isto significa pensar criativamente sobre o potencial das novas tecnologias e de como se promove competência através da produtividade.

  • Abandone as tecnologias obsoletas: Frequentemente, as empresas gastam rios de dinheiro na manutenção de tecnologias ultrapassadas, que não acrescentam nem criam valor. Isto ocorre porque atualizar a tecnologia pode ser caro e complicado. Todavia, depender de tecnologia ultrapassada atrapalha a empresa como um todo. É algo que consome recursos valiosos que poderiam ser aplicados em tecnologias mais fáceis de usar, oferecendo uma melhor experiência ao cliente e maior eficiência nos processos da organização.



1 view0 comments
bottom of page